Para quem gosta de estar antenado nas novidades, saiba que a moda praia para o verão 2016 tem opções para todos os tipos físicos da mulher brasileira: desde biquínis minúsculos para as ousadas, peças maiores para as mais comportadas e modelos com cortes e tecidos inéditos para as mais fashionistas. Além das diversas modelagens, as novidades também dizem respeito às cores, texturas, estampas e acabamentos. Os modelos de biquínis e maiôs chegam às lojas com o objetivo de reforçar o universo tropical.
Entre tantas opções, o queridinho deste verão será sem sombra de dúvida os biquínis em crochê crochê – também nos mais variados tamanhos e modelos. Lembrando os anos 70, os biquínis em crochê poderão ser usados compondo um visual mais hippie ou até mais contemporâneo e chique. Várias celebridades, como Grazi Massafera, já elegeram a peça em crochê como queridinho da temporada. Para completar o look, pode-se apostar em acessórios no estilo boho.
Além do crochê, os biquínis e maiôs apresentarão detalhes artesanais em tricô, renda e aplicações de tela. Tudo para valorizar o trabalho artesanal e dar um ar personalizado para cada peça. Tecidos como crepe, lycra, linho, laise, georgete de seda, algodão texturizado, renda e seda também estarão em alta no verão 2016 em saídas de praia, saias, vestidos, entre outros. Para as estampas, a moda destaca o uso de motivos geométricos, como o conjunto cropped com estampas em listras, foto acima à esquerda, da Morena Rosa, e das estampas de palmeiras em diferentes proporções, foto abaixo à esquerda, também da Morena Rosa.
Para os modelos de biquíni, o top nadador/triângulo, em qualquer estampa e tecido estará em alta, desbancando a hegemonia do biquíni cortininha, como o da foto acima, à direita. Bom para mulheres com busto mais avantajado, o top nadador/triângulo com amarração no pescoço ajuda a dar suporte para os seios. Obviamente, esse tipo de modelo favorece o conforto. Outra opção para mulheres com mais busto são os tops estruturados com bojo e alças largas, como o da foto acima à esquerda.
As mulheres com busto menor também têm várias possibilidades de modelos de biquínis. Podem optar pelo tomara que caia reto sem bojo, pelo top cropped – com ou sem mangas compridas – e, também, pelos biquínis tipo cortininha que são sempre muito populares nas praias brasileiras. Abaixo, temos uma ideia de como usar o top cropped com mangas. O modelo é da nova coleção da C&A.
Os maiôs também terão a presença garantida nas praias do Brasil. Os recortes nos modelos dos maiôs estarão em alta – assim como nas roupas. Além dos recortes, os maiôs também estarão mais cavados e com asa delta. Então, o que vale é o bom senso na hora de escolher a peça para ir à praia. Para escolher o modelo certo, deve-se estar atenta ao tamanho do busto e à cintura. Para o busto valem as dicas anteriores em relação aos bojos, tops e biquínis. Para disfarçar um quadril maior, a parte de baixo deve ser mais coberta. Enquanto os recortes e a asa delta aparecem para modelar o corpo. A loja virtual da Morena Rosa tem vários modelos de maiôs com recortes na cintura.
O clima tropical estará em alta no verão. Então, as peças em tons de rosa – tanto rosa vibrante como rosa claro, roxo, amarelo e laranja fortes, prata e dourado devem ficar guardados. O verão 2016 pede tons de verde – principalmente, o militar – e as cores marrom, bege, laranja claro, amarelo claro, vermelho, azul claro e marinho, e, obviamente, o branco. Algumas sugestões de modelos de maiôs e biquínis, como estes dois modelos das fotos acima, podem ser vistas na loja virtual da OLook.
Para a saída de praia, os desfiles das Semanas de Moda deste ano apresentaram a calça capri versão oversized – com comprimento na altura da canela – como uma alternativa aos vestidos soltinhos e os shorts. A ideia é que os vestidinhos e shorts sejam usados somente como vestidos e shorts e não mais como saídas de praia. As calças capri que estarão em alta este ano e que serão usadas como saídas de praia são aquelas com bastante estampa – obviamente, combinando com a estampa do biquíni – e também as lisas que seguem os tons do biquíni. As calças em rendas usadas no verão passado também devem ficar guardadas no armário esse ano.
Para os pés, uma boa pedida são os chinelos de dedo e os sapatos flats – sem salto. Para aquelas que gostam de ousar, pode-se usar as plataformas retas – que estarão muito em voga no verão. Obviamente, as plataformas ficam melhores para compor o visual para quem vai para a piscina.
As dicas acima são apenas um sinalizador das tendências. Claro que não é necessário seguir tudo o que os estilistas estão propondo e também não é necessário comprar inúmeros modelos das coleções novas. Um ou dois modelos novos combinados com aqueles que você já tem no armário são suficientes para estar na moda e fazer ótimas variações.
Fotos: Google