Outubro Rosa – em prol da conscientização do diagnóstico precoce do câncer de mama

outubro-rosa-1

Outubro é conhecido como o mês dedicado à conscientização e combate ao câncer de mama. Com o nome de outubro rosa e simbolizado pelo laço rosa, o movimento teve início em 1990, nos Estados Unidos, quando a Fundação Susan G. Komen For The Cure – hoje a maior organização de câncer de mama do mundo – distribuiu laços rosas aos participantes da primeira Corrida pela Cura, em Nova York.

Em 1997, outras entidades de outros estados do país também passaram a fomentar, no mês de outubro, ações voltadas à prevenção do câncer de mama, incentivando que as mulheres fizessem a mamografia. Com a aprovação do Congresso Americano, o mês de outubro tornou-se o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama.

O movimento ultrapassou as fronteiras dos EUA e alcançou o mundo como uma forma de conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce e de alerta para a grande quantidade de mortes relacionadas com essa doença. A partir daí, os laços rosas popularizaram-se e passaram a enfeitar locais públicos e eventos relacionados ao tema.

Além do uso do laço rosa, muitas cidades passaram a iluminar os seus monumentos públicos com luz rosa para dar maior destaque ao mês de luta contra a doença. Não se sabe quando teve início a ideia de iluminar de rosa os monumentos, prédios públicos, pontes, entre outros.

cristo-redentor-rosa.pg

No Brasil, a primeira iniciativa de iluminar de rosa um monumento aconteceu em 2002 com a iluminação do Obelisco do Ibirapuera, em São Paulo. Em outubro de 2008, o movimento ganhou mais força no Brasil e monumentos de várias cidades brasileiras foram iluminados como forma de chamar a atenção para a saúde da mulher. Entre eles, o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro.

Entre várias instituições que apoiam o movimento no Brasil, está a Fundação Laço Rosa, criada em 2011 com o objetivo de de oferecer informações sobre o câncer de mama e ajudar no resgate da autoestima de mulheres com a doença. A fundação já alcançou inúmeras conquistas, como o desenvolvimento do Projeto Perucas Online, de doação gratuita de cabelos para pacientes que passam por quimioterapia.

The SCAR Project

david-jay-outubro-rosa

A Fundação Laço Rosa, um dos maiores portais sobre câncer de mama do País, em parceria com a ONG Niterói Mais Humana, trouxe ao Brasil a exposição internacional do fotógrafo americano David Jay, que expõe pela primeira vez no MAC suas fotografias do The SCAR Project.

A exposição reúne 27 retratos de mulheres que passaram pelo câncer de mama e se submeteram a cirurgia de retirada das mamas. O The SCAR Project nasceu de uma experiência pessoal de David Jay, que trabalha como fotógrafo de moda há mais de 15 anos, quando convidou uma amiga que havia retirado um dos seios, para uma sessão de fotos. Daí em diante, outras centenas de mulheres foram clicadas e as fotos correram o mundo.

O The SCAR Project busca alertar para a detecção precoce do câncer de mama, além de ajudar jovens que passaram pela situação a encarar suas cicatrizes por um novo ângulo.

Exposição SCAR PROJECT
Onde: MAC – Niterói/RJ – Rua: Mirante da Boa Viagem, s/n ? Niterói RJ
De: 10 de outubro a 2 de novembro
De terça a domingo, das 10h às 18h. A bilheteria fecha 15 minutos antes do término do horário de visitação.
Ingresso: R$ 10,00
Estudantes, professores e pessoas acima de 60 anos pagam meia.
Entrada gratuita para estudantes da rede pública (ensino médio), crianças de até 7 anos, portadores de necessidades especiais e moradores ou nascidos em Niterói (com apresentação do comprovante de residência) e visitantes que venham de bicicleta.
Entrada gratuita também às quartas-feiras.
Informações: (21) 2620 2400 / 2620 2481

Outros eventos do Outubro Rosa

Vários outros eventos foram agendados em prol da campanha Outubro Rosa. Entre eles, a 3 Corrida Outubro Rosa de Arraial do Cabo (RJ). O evento acontecerá no dia 31 de outubro e tem vagas limitadas para mil corredores. De acordo com o município, a largada da prova, que terá 5 Km de percurso, será às 8h, na Praça Victorino Carriço, no Centro.

Em São Paulo, na cidade de Bauru, no dia 24 de outubro, acontecerá o Mutirão de Exame Clínico das Mamas. O evento, organizado pela Fundação para o Desenvolvimento Médico e Hospitalar (Famesp), em parceria com o grupo “Amigas do Peito”, acontecerá no ambulatório do Hospital Estadual de Bauru, das 8h às 15h.

O Hospital Santa Catarina, pertencente à Associação Congregação de Santa Catarina, de São Paulo (SP), também aderiu à campanha em prol da conscientização sobre o câncer de mama e iluminou a fachada da Instituição de rosa. Além da iluminação, o hospital realizará o ‘Dia da Beleza’ com as pacientes internadas ou que realizam tratamento da doença. Em parceria com a empresa Mary Kay, a Instituição oferecerá aulas individuais de maquiagem e de cuidados com a pele para as mulheres.

Além de reforçar a humanização, um dos pilares do hospital, a ação – que acontece nos dias 14, 21 e 28 de outubro, tem o objetivo de trabalhar a autoestima das mulheres que estão realizando tratamento contra o câncer de mama.

Em Porto Alegre (RS), o Hospital Moinhos de Vento também realiza diversas atividades durante o mês de outubro. A Instituição realizará quatro encontros que abordarão as diferentes fases e tratamentos da doença. Participarão dessas atividades vários especialistas multidisciplinares do Serviço de Mastologia e o público externo também pode participar. Para tanto basta realizar a inscrição através do site www.iepmoinhos.com.br/eventos.

Confira a programação dos encontros que serão realizados das 8h30 às 12h em todas as edições:
Dia 07/10 – Palestra “Câncer de Mama: Um desafio passado, presente e futuro” e mesa redonda “Investigação e confirmação do diagnóstico de câncer de mama”.
Dia 14/10 – “A Cirurgia e a reconstrução mamária no tratamento de câncer de mama”.
Dia 21/10 – “Tratamento Adjuvante: Quimioterapia, Radioterapia e Hormonioterapia”.
Dia 28/10 – “Reabilitação pós tratamento de câncer de mama”.

Como podem ver, o mês de outubro está cheio de eventos relacionados à prevenção do câncer de mama. Ainda dá tempo de participar de vários deles. Se você souber de mais algum outro evento interessante, mande a dica para o blog no espaço destinado aos comentários.

Tudo de rosa para vocês! 🙂

Fotos: Google

Leave a Reply

Your email address will not be published.