O que te motiva?

motivação

Você já pensou o que te motiva? O que te faz acordar de manhã, sair de casa e ir para o trabalho ou escola? O que te motiva a levantar da cama e sorrir para o sol, ou a chuva, ou o frio que está lá fora? O que faz você acreditar que o dia que está apenas começando vai valer a pena?

Cada vez que ligamos a TV ou acessamos a internet é uma enxurrada de notícias ruins. O período que estamos passando não é dos melhores: crise econômica, crise política, aumento do desemprego, escândalos diários, inflação, dólar alto, entre outras mazelas. Não é de estranhar quando nos sentimos impotentes e tristes diante disso tudo. No entanto, a nossa vida continua. E, já que a situação externa não é das melhores, temos que encontrar motivação e vontade de viver dentro de nós mesmos.

Cada ser humano é único e reage às situações de maneiras diferentes. Uns se revoltam e passam o tempo todo resmungando, outros se isolam, outros fingem que nada está acontecendo. Todas as reações são válidas e reflexos da história de vida de cada um. No entanto, é preciso ter em mente que resmungar, ou se esconder ou negar tudo o que acontece não vai levar a nada. Apenas a mais insatisfações.

Para não amargar ainda mais frustrações, o mais importante a ser feito, nesse momento, é descobrir o que gostamos de verdade e quais nossas verdadeiras paixões. Além disso, o exercício de adaptação deve ser constante. Se, antes da crise, você costumava sair para comer fora todo final de semana, experimente chamar os amigos para jantar na sua casa e peça para cada um levar uma bebida.

Não é porque os preços estão “lá nas alturas” que vamos nos privar de pequenos prazeres. Se você foi obrigado a mudar o roteiro da sua viagem porque o dólar está muito alto, não precisa ficar amuado. Anote a viagem que iria fazer agora em uma lista de projetos de médio prazo e saboreie com gosto as férias do momento.

Se você costuma ir para o Nordeste e os preços estão impraticáveis, que tal pesquisar locais mais próximos e mais acessíveis? No fim, o que vale de verdade são os momentos que passamos ao lado de quem amamos. Caso queira mais informações sobre como economizar, acesse o post Economia em Tempos de Crise para mais dicas.

E, por fim, para não se abalar pelo pessimismo que permeia nossas relações, afinal, somos seres que vivem em sociedade e reflexo das coisas que acontecem ao nosso redor, pratique a auto motivação. Tente encontrar dentro de si mesmo o ânimo necessário para passar por esse momento de crise. E, isso não vem de fora. Vem de dentro de você.

Abaixo, um vídeo muito interessante que nos faz pensar sobre o que nos motiva.

E, você? Tem praticado a auto motivação?

Foto: Google

Leave a Reply

Your email address will not be published.