Como decorar a casa para o Natal

decoração-natal-2

O fim do ano está chegando e com ele a dúvida de como decorar a casa para as festas e comemorações. O foco da maioria das pessoas é a montagem da árvore de Natal mas, além da árvore, outros símbolos natalinos podem ser usados para enfeitar a casa nessa época do ano.

A decoração natalina pode ser incrementada com criatividade, aproveitando enfeites de anos anteriores, sem gastar muito. Com alguns objetos decorativos, capricho e alguma dose de paciência, é possível inovar e fugir um pouco da tradicional decoração decoração natalina.

Veja algumas dicas que podem inspirar na hora de decorar a sua casa para o Natal:

A Mesa de Natal

A mesa é o local onde toda a família se reúne nessas datas comemorativas. Então, planeje bem a decoração da mesa de natalina para que a reunião fique ainda mais agradável.

Comece escolhendo os guardanapos. As lojas de decoração têm inúmeras opções de guardanapos com lindos temas natalinos.

guardanapos-natalinos

Em seguida, pense na toalha de mesa. De nada adianta tanto capricho nos guardanapos se a toalha for a mesma usada em datas comuns. Veja abaixo algumas opções de decoração com lindas toalhas para o Natal.

mesa-de-natal-1

mesa-de-natal-2

mesa-de-natal-3

As velas são outro ponto forte da decoração natalina. As velas decorativas natalinas não podem faltar nesta mesa.

velas-natal-2

velas-natal-1

Já que toda a mesa está temática, que tal apostar também em louças natalinas apropriadas para a data? Sim, esse tipo de louça será usado somente no Natal. Mas, vale a pena investir, pois os pratos decorativos fazem toda a diferença.

louças-natal  louças-natal-3

louças-natal-2

Enfeites natalinos

Os enfeites são indispensáveis em qualquer decoração natalina. Veja algumas dicas para a decoração natalina:

enfeites-suspensos

enfeites-natal

natal-enfeites

Você pode encontrar enfeites de natal como os mostrados acima em lojas de decoração virtual, como a Etna, Westwing, Americanas e Submarino.

Árvore de Natal  

Existem inúmeros tipos de árvores natalinas, desde pinheiros de vários tamanhos que são decorados com enfeites de Natal, até as árvores artificiais que são montadas e enfeitadas como uma árvore de verdade. Entre as artificiais, existem as de tamanho grande - que são colocadas no chão e em locais bem  visíveis - e as pequenas – que podem ser colocadas na mesa principal e em mesas de canto.

Abaixo, algumas dicas de como decorar a árvore de Natal:

• Seja lá qual for a sua escolha, árvore natural ou artificial, opte por uma que tenha uma bom formato. De nada adianta enfeites muito bonitos se a árvore, que é a base da decoração, não estiver bonita. Se escolher por uma árvore natural, procure por aquela que tenha espaçamento igual entre os galhos. Se optar pela artificial, dobre os galhos para que haja espaço entre eles.

• Em seguida, coloque o pisca-pisca. Ele deve ser colocado nesse momento para evitar que os fios apareçam sobre os enfeites. E, também, garante que a árvore fique iluminada por dentro, dando um efeito especial;

• O terceiro passo é a colocação dos enfeites. Deixe a árvore acesa pois, assim, é mais fácil identificar espaço vazios na árvore. Nesses locais, coloque enfeites maiores ou aqueles que chamam mais atenção;

• Primeiro, coloque os enfeites maiores, como laços e bolas grandes. Depois, coloque os médios e, em seguida, os menores;

• Cuidado para que enfeites muito grandes não fiquem muito para o alto da árvore, pois isso pode fazer com que a decoração fique desproporcional.

• Durante a decoração, faça pausas, dê alguns passos para trás para verificar se existem espaços vazios. Caso existam, não hesite em colocar um laço ou enfeite. Quanto mais cheia, mais bonita fica a árvore.

• No topo, coloque uma estrela grande, um Papai Noel ou um laço grande.

• Caso perceba que ainda existem lugares vazios, preencha com os enfeites menores.

• Para cobrir o pé do pinheiro - ou o vaso, caso a árvore seja natural- use saias decorativas próprias para esse fim.

árvore-natal-1

árvore-natal-2

árvore-natal-3

CUIDADOS:
• Não deixe o pisca-pisca ligado sem alguém em casa para supervisionar;
• Cuidado com as velas. Caso queira deixa-las acesas, fique de olho;
• Cuidado para que animais de estimação não se enrosquem nos fios do pisca-pisca;
• Não faça gambiarras na decoração. Caso for usar mais de três cordões com luzinhas, use uma régua de extensão;
• Evite usar lâmpadas que esquentam, principalmente, próximas de tecidos, papel e demais objetos inflamáveis.

Gostou das dicas? Então, conte quais delas você vai fazer na sua casa.


GIF Generico 300x250

One thought on “Como decorar a casa para o Natal

Leave a Reply

Your email address will not be published.