As Emoções dos Nossos Pets

cão-borboleta

Os cães, como os seres humanos, também sofrem da maioria dos transtornos de comportamento que nós sofremos, como depressão, tristeza, raiva e agressividade. No entanto, uma das queixas mais comuns dos tutores é que seu cão está apresentando comportamentos estranhos que, depois de diagnosticados, denotam que ele sofre de ansiedade de separação.

Muitos de nós, que temos pets em casa, sabemos exatamente como eles agem quando querem expressar uma emoção. Mas, algumas vezes, eles nos deixam confusos. E, nem sempre latem ou uivam para chamar nossa atenção, mas podemos perceber pela linguagem corporal e gestos o que eles querem nos dizer.

Algumas vezes, precisamos ajustar a frequência em nossas mentes para diferenciar emoções negativas e positivas que o pet está transmitindo. Veja a seguir uma lista das emoções mais comuns vistas nos cães e suas expressões.
Comportamento de um cachorro feliz:

cão-feliz

Orelhas voltadas para cima e em atenção;
Olhos bem abertos;
Boca relaxada e levemente aberta;
Corpo e rabo relaxados.

Um cachorro feliz não irá encarar alguém diretamente nos olhos e provavelmente, irá cheirar a visita. É recomendável que a pessoa que não conhece o cachorro ofereça primeiro o dorso da mão para ele cheirar antes de tentar passar a mão ou abraçá-lo.

O comportamento de um cachorro submisso, que inclui tanto a passividade ativa como a submissa, pode ser reconhecido pelas dicas abaixo.

Submissão passiva:
Podemos perceber quando o cachorro está em uma postura de submissão passiva quando deita de costas com a barriga para cima. É um gesto pacífico que oferece para o indivíduo mais dominante (o tutor ou outro membro da família). Parece que o cachorro quer que a barriga seja apertada e acariciada. Pontos chaves deste comportamento:

cão-submisso2

Orelhas para trás;
Expõe a barriga;
Rabo relaxado;
Cabeça virada e olhos que não ficam fixos num ponto.

Submissão ativa:
É uma postura pacífica e acontece quando o cachorro está conhecendo outro da mesma espécie, para inibir a agressividade de outro cão, ou quando está conhecendo alguma pessoa.

submissão-ativa]

Orelhas para trás;
Rabo abanando;
Uma das patas levantadas; olhos semiabertos;
Boca ligeiramente fechada com apenas a ponta da língua para fora.

Comportamento agressivo:
A agressividade nos cachorros inclui um comportamento “defensivo agressivo” que pode tornar-se agressivo. Em uma postura defensiva agressiva, o cachorro demonstra medo e dá sinais de que não quer que outro animal ou ser humano se aproxime. Caso contrário, o animal atacará para proteger a si mesmo. Os pontos chaves desse comportamento são:

cachorro+agressivo

Orelhas voltadas para trás;
Pupilas dilatadas;
Boca tensa e aberta, mostrando os dentes;
O rabo está abaixado e tenso;
O animal fica em uma postura meio agachada, com parte do peso apoiado nas patas traseiras. O comportamento agressivo é indicado por boca aberta, o cachorro fica rosnando, coloca as orelhas para trás e tensas e olhos que fazem contato direto com o outro animal ou ser humano.

Comportamento em que o cão está disposto a brincar:

playful+dog

O cachorro demonstra que quer brincar quando inclina-se para frente, uma postura que mistura submissão e dominância. Essa posição serve para convidar o outro (cão ou ser humano) a brincar. A boca fica relaxada e a língua de fora.

Por que dar tanta atenção para a postura do cão? E, o que isso tem a ver com ansiedade de separação? Para quem está começando a se familiarizar com o mundo dos pets, habituar-se às suas posturas e linguagem corporal é essencial para entender o que o animalzinho quer transmitir a você. Compreender as expressões que eles fazem no dia a dia ajuda a diferenciar comportamentos normais de comportamentos estranhos, agressivos ou ansiosos.

E, então, o que você achou dessas dicas? Mande sugestões.

Fotos: Google

As duas primeiras fotos do post são do golden Champ e ele está ficando conhecido na web como o cachorro mais feliz do mundo. Sua tutora e fotógrafa, Candice Sedighan clica o cão em diversas situações, deixando clara a vida feliz que ele leva.

Leave a Reply

Your email address will not be published.