10 dicas para manter-se motivado e produtivo

motivation

É muito comum termos uma tarefa para fazer e não sabermos bem por onde começar e só de pensar na atividade já começamos a ter calafrios. Isso pode acontecer com aquele relatório extenso e complexo que temos que entregar ao chefe; com atividades e tarefas da faculdade, como o TCC; e, até mesmo, com nossos projetos pessoais.

Por exemplo: você tem um projeto de colocar um blog no ar. Começa a pesquisar e percebe que ter um blog não é algo tão simples. É necessário ler artigos e ver vídeos de como montar um blog, estudar qual melhor plataforma usar, saber como adquirir um domínio na internet, qual o conteúdo do blog, como vai divulga-lo e, muito mais. Depois que o blog está pronto, o que já é bastante trabalhoso, qual seu público alvo, como chegar até esse público, qual a periodicidade que os posts vão ao ar, se você mesmo vai fazer as fotos do post, entre inúmeras outras coisas.

Enfim, qualquer projeto que saia da sua rotina e demande um pouco mais de energia psíquica e física do que estamos acostumados pode tornar-se algo extremamente difícil de sair do papel. Se existe cobrança de chefe e professor, você ainda está no lucro porque terá prazos para cumprir. Agora, se o projeto é algo seu…. Então, é necessário tomar muito cuidado com a procrastinação, o famoso empurrar com a barriga. Ou seja, esteja atento para não entrar naquele ciclo vicioso de deixar para amanhã e depois e depois.

Nessa hora, é essencial tomar o controle da situação para manter-se motivado. Caso contrário, aquela atividade não feita ficará martelando na sua cabeça por dias a fio. E, por incrível que pareça, deixar um projeto ou atividade pela metade toma mais energia do que se a colocássemos em prática.

A seguir, algumas dicas de como manter-se motivado:

1. Faça uma lista de coisas a fazer. Toda a manhã, antes de iniciar suas atividades, tente escrever uma lista de coisas que você tem que fazer. O hábito de fazer listas vai te dar um impulso muito maior para realmente começar a fazer o que tem que ser feito.

2. Dê a você mesmo pequenos prêmios ao completar grandes tarefas – sempre que terminar um projeto – seja ele grande o pequeno – dê a si mesmo um prêmio. Os prêmios em questão não precisam ser caros. Uma simples saída para tomar café com um amigo pode ser uma boa recompensa após um dia extenuante de trabalho.

3. Faça pequenas paradas durante o dia – É muito bom fazer pequenas paradas durante longas tarefas ou aquelas que demandam muito do cérebro. Por exemplo, se você tem que terminar um extenso relatório para entregar para o seu chefe, faça pequenos intervalos e aproveite para comer um lanche ou se distrair lendo algo relaxante. Depois, volte e termine o trabalho. Se você trabalha muito tempo sentado faça pausas para fazer alongamentos durante o dia. Você vai se sentir muito melhor.

4. Elimine atividades que o fazem perder tempo. Redes sociais como Facebook, Instagram e tantas outras podem, realmente, consumir muito do nosso tempo durante o dia. É comum as pessoas se conectarem apenas para ver as novidades que foram postadas e, quando se dão conta, já passou mais de uma hora ‘fazendo nada’. O smartphone é outro item que nos tira o tempo. Então, sempre que for checar suas redes sociais, tenha certeza de que olhou o relógio antes e fique no máximo cinco minutos ali. Ao finalizar a tarefa, você pode ficar mais tempo checando as redes sociais. Quem sabe isso também não seria uma boa recompensa?

5. Faça o máximo que puder logo pela manhã. Nem todo mundo funciona bem de manhã. Mas, já que acordou cedo, que tal colocar em prática o máximo das atividades escaladas para aquele dia (aquelas anotadas na lista)? Dessa maneira, você terá mais tempo para relaxar ou se divertir à noite.

6. Faça o que é mais difícil primeiro. Sei que é algo chato, mas a atividade tem que ser feita. Caso contrário, ficará no topo da sua lista de ‘coisas a fazer’ por muitos dias. Quanto antes você terminar a atividade ‘chata’, mais tempo terá para fazer as coisas fáceis que, geralmente, são as mais prazerosas.

7. Deixe que as pessoas saibam que você conseguiu. Assim que terminar algo muito complexo ou difícil, ou mesmo depois de completar todas as atividades de uma longa lista de coisas a fazer, conte para seus amigos e parentes. Celebre! Atitudes como essa trazem motivação para tarefas futuras.

8. Conte a alguém seu projeto. Contar seus planos para pessoas próximas faz com que você mesmo se cobre para terminar a atividade. Você decide quão pública será a informação. Pode contar para alguém de sua família ou postar mensalmente em seu blog como está o progresso do projeto.

9. Seja realista. Todos nós merecemos intervalos para descansar ou repor energias quando algo é muito difícil ou complexo. Planeje voltar para as atividades mais difíceis ou frustrantes depois de uma pausa. Algumas vezes, uma atividade demanda mais energia do que havíamos pensado. Seja honesto com você mesmo. Dê um tempo se for preciso. Apenas organize-se para voltar ao projeto. Se for o caso, procure ajuda de alguém com mais experiência que você naquela área.

10. Faça dos objetivos um hábito. Talvez fazer uma lista de ‘coisas a fazer’ seja algo muito chato ou cansativo. Então, encontre aquilo que melhor se adapta a você. E, não se preocupe se isso parecer estranho ou te assustar no início. Aos poucos, a atividade passará a fazer parte da sua vida. E, você se sentirá estranho caso deixe de fazer. Isso se tornará um hábito, como escovar os dentes.

Escovar os dentes não é algo você nasceu sabendo fazer. Seus pais tiveram que ensiná-lo como escovar os dentes e, depois, lembrá-lo de fazer tal atividade. Mas, com o tempo, escovar o dente tornou-se hábito. Então, faça com que os objetivos se tornem rotina e façam parte do seu dia a dia.

Se tem dificuldade de colocar objetivos em prática e manter-se motivado, siga essas dicas. Tenho certeza de que serão úteis. O tema motivação é tão importante para que nossos projetos vinguem que já foi abordado nesse blog.

E, você, tem alguma dica ou exemplos específicos do que faz para manter-se motivado? Fique a vontade para comentar.



Leave a Reply

Your email address will not be published.